segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Shi Bhig Shi Mhor" by Pierre Bensusan

Posto aqui um vídeo muito interessante de arranjo da música tradicional irlandesa Bhig Shi Shi Mhor em DADGAD executado por Pierre Bensusan.

Trata-se de uma improvisação em torno da melodia original. No minuto 6:19 do vídeo a tela fica dividida, e que lhe permitirá ver o que está acontecendo na execução das duas mãos.

Pierre é um dos guitarristas que pode fazer uma coisa complexa ter aparência de simples. Bensusan toca principalmente em DADGAD, e uma grande diferença na sua execução de muitos outros tocadores do DADGAD é que ele não limita a sua execução para músicas que são estritamente DADGAD ou músicas em D ou D Menor, ele trata a afinação como se fosse standard tuning.


domingo, 19 de julho de 2009

Don Alder - Harp Guitar Acoustic Guitar

Certas coisas não podem ser ditas em palavras. . .




And here is Don’s Site Don Alder, check it out
http://www.donalder.com/

If you are interested in Harp Guitar, check out builders from the early 1900’s like the Larson Brothers. Click on the link to go to Whaley Guitars, a site that has info on Harp Guitars Whaley Guitars

Se você está interessado em Harp Guitar, confira construtores desde o início dos anos 1900's como a Larson Brothers. Clique no link para ir para Whaley Guitars, um site que tem informação sobre Harp Guitars Whaley Guitars

http://www.whaleyguitars.com/Harp_Guitar_History.html

To Hear Michael Hedges on Harp Guitar Click Michael Hedges Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=dfnm__lNNUg

sábado, 18 de julho de 2009

Novidade: DADgad Radio Elly Aguiar









Agora quando você acessar o DADgad Blog, clicando o botão de play no tocador SOUND CLICK acima, você poderá ouvir as canções do meu CD "NA TUA CASA". O CD foi produzido por Jorge Ervolini, e compila canções de gêneros ecléticos que vão de Samba Partido Alto a Rock 7/4, passando é claro pelas canções em DADgad que são:

Set List DADgad
01 Gente Humilde
04 Linha de Produção
09 Existe Razão (versão acústica)
10 Linha de Produção (versão acústica)
12 Elo Frágil (versão acústica)
As canções estão disponíveis no SoundClick para serem baixadas, escolha conforme sua preferência, efetue o pagamento e bom som!

DADgad Blues Stomp by Tony Hogan

Mais material do Tony Hogan, parece que esse cara escreve bastante coisa em DADgad, o bom é que o material dele é acessível, Thnk´s Tony!!


To download the printable version go to: http://the-guitarplayer.com/wp-content/uploads/2007/10/dadgad_blues_stomp.pdf

DADgad Amazing Grace by Tony Hogan


Na minhas viagens internéticas em busca de material tenho encontrado coisas interessantes, existem muitos vídeos de músicos maravilhosos, e uma razoável quantidade de material à disposição.

Hoje posto a versão de Tony Hogan para Amazing Grace (tradicional canção americana),
To download the printable version go to: http://the-guitarplayer.com/wp-content/uploads/2009/07/amazing_grace_dadgad.gif

quinta-feira, 16 de julho de 2009



DADgad Jimmy Page Sound´s

Pra não perder o hábito vou deixá-los com uma pérola, nada menos que Mr. Jimmy Page executando White Summer, Midnight Moonligth e Kashmir em versão acústica, logicamente em DADgad.

Esse vídeo é parte do documentário 60 minutos, feito em 1989 pela BBCTV, sobre o Arena Heavy Metal Festival.



Texto em Inglês
White Summer, Midnight Moonlight and Kashmir on acoustic guitar, plus short interview. This was part of a 60minute Arena documentary about Heavy Metal, broadcast on BBCTV in 1989. I pay my licence fee, so therefore this video belongs to me.

The only person who can claim this infringes their copyright is Jimmy Page himself, so unless he asks me to remove the video, it's back for good this time.
I will no longer be bullied by faceless greedy corporations who believe they 'own' this stuff.

Dadgad Route

Acordes / Chords

Inicialmente fiz um trabalho extenso de adaptação dos acordes da afinação convencional para o DADgad, muita coisa no começo não funcionou, é normal tentarmos reproduzir os modelos (shapes) de acordes para a afinação DADgad. Algo que me ajudou muito, foi ouvir músicos que se utilizam dessa afinação. Não foi tarefa difícil ouvir caras como: Jimmy Page, Michael Headges, Don Ross, Pierre Bensusan, Laurence Juber, entre outros.

Dica importante: Para aquele músico que está dando os primeiros passos no DADgad, começar tocando canções (já conhecidas na afinação convencional) na tonalidade de Ré maior, (Dmajor) é uma excelente idéia, por mais óbvio que isso possa parecer, muita gente reclama de extrema dificuldade, ao verificar as tonalidades, vejo que começaram tocando em outros tons.


Para os aficcionados por shapes de acordes em DADgad, indico aqui uma lista de sites que oferecem material:

http://members.cox.net/eskin/DADGAD.pdf
http://lesbamber.co.uk/lb1/dadgad2.pdf
http://www.jeffmooremusic.com/dadgadchords.pdf
http://www.alanhorvath.com/dadgad.php
http://www.guitarnotes.com/notes/noteget.cgi?dadgad
http://www.guitarlessonworld.com/lessons/lesson44.htm
http://www.modhran.com/chords.html
http://www.celticguitarmusic.com/dadgad.htm

Meu DNA DADGAD by Elly Aguiar 2a.



Violão / Acoustic Guitar

Quando comecei a tocar com a afinação DADgad logo de cara observei que tratava-se de uma afinação em que o braço do instrumento reagia a uma tensão diferente, e que dependendo do calibre de cordas, maneira de executá-las, tipo de madeira, captação e até mesmo o ambiente (clima) iriam interferir no som.

Iniciei uma pesquisa enorme com todos os itens, desde cordas, maneira de execução, melhores madeiras (as que soam melhor) para a afinação DADGAD, palhetas, tipos de pré-equalizadores, tipos de amplificadores, DI´s, enfim tudo que se pode reunir para ter uma boa qualidade sonora.

A minha preocupação era encontrar um instrumento que conseguisse reunir qualidade e bom preço, já que aqui no Brasil, instrumentos nacionais de qualidade, ainda é bastante difícil, restanto os instrumentos chineses com belos acabamentos e qualidade duvidosa, ou os japoneses com preços distantes da realidade, os americanos prefiro não citá-los.

Minha peregrinação por lojas, sites, revistas tudo sobre o assunto foi extensa, até encontrar uma loja a MGS na Rua: Teodoro Sampaio, hoje extinta (como tudo que é bom, não sei por que acaba), lá encontrei vários instrumentos, mais com um me identifiquei de forma especial, e pra minha surpresa tratava-se de um instrumento nacional.

Depois de alguns meses de testes, sai com meu Roxy RGC1 debaixo do braço, desde que comprei em março de 2006 é o meu principal instrumento. Está equipado com PréFix da Fishmann que vem com Equalizador de 4 bandas.

O instrumento é construído com as madeiras, Jacarandá da Bahia, Spruce, e laterais e fundo *feitos, em lâmina de fibra de madeira sob alta pressão (HPL), desplugado possui graves marcantes, e médios e agudos equilibrados, plugado possui caracteristicas naturais ao pré que possui, a FISHMANN é uma grande empresa, e consegui com o modelo prefix um resultado muito satisfatório.

O Roxy RGC1 se mantém como meu fiel escudeiro, é o instrumento perfeito para as situações adversas que enfrento com sons (pa´s, monitores, e amp´s) e as intermináveis cruzadas com técnicos de som nas estradas desse Brasilzão.

Meu DNA DADGAD by Elly Aguiar 1a.

Execução Simples
Minha maneira de tocar o DADgad é muito simples, como nunca tive aulas, trabalho muita coisa de forma intuitiva, outras situações, apenas adaptei a maneira de executar da guitarra para o violão.
Tocar com os dedos ou palheta? Fingers or Pick´s ?
Como não tenho unhas grandes, executar peças ao violão com cordas de aço sempre foi um problema, no caso das cordas de nylon então a execução só é possível com palhetas.

A dificuldade se dá especialmente com calibres de cordas acima de 0.10. o som gerado através dos dedos (sem unha) apesar de muito limpo, não possui ataque.

Outro ponto de preocupação está relacionado à questão da precisão, uma vez que partes da performance e que exijam mais força, só é possível que sejam tocadas através de slaps, o que é muito complicado quando se tem um acorde a ser destacado.
Palhetas/Pick´s
Após ouvir os conselhos de um de meus tutores musicais, Jorge Ervolini (grande guitarrista, professor, musico e amigo), optei por tocar com palheta.

Uso palhetas mais espessas, normalmente de medida apartir de um milímetro de espessura pra acima. E são das marcas NIG 1.50mm, Planet Wavs 1.00mm, Fender Médium e Heavy, Dunlop 1.14mm.
Cordas/Strings
Cordas sempre foi um item à parte na minha história como músico, e explico, comecei muito cedo aos 8, tocando em violão com cordas de aço de alta tensão, depois migrei para o contrabaixo elétrico, inicialmente usava cordas leves 0.40 depois de um tempo passei a usar tensões mais pesadas como 0.45 e 0.50.
No começo dos anos 90 voltei à guitarra, com a febre dos velocistas cheguei a usar cordas 0.08 em guitarras com braços escalopados. Hoje ainda mantenho um trabalho profissional como contrabaixista e uso no baixo cordas 0.45 da ELIXIR, nos projetos em que toco guitarra uso cordas D´addario 0.10 e para o violão cheguei num calibre que creio ser o que é definitivo 0.12.

Alguns músicos usam para a afinação DADgad cordas Eagle-Newtone: DADGAD na seguinte configuração: 13,17,24w,32w,42w,56w

Setup de cordas

Uso ELIXIR Acoust String´s 80/20 BRONZE LIGTH (atualmente por orientações médicas estou usando a tensão .010 a .047), são cordas duráveis, e que se mantém com timbre perfeito mesmo com 6, 7 meses de uso. Uso por indicação de meu amigo, o super músico de campinas, Tiago Vianna (atualmente por orientações médicas estou usando mesma marca mas a tensão .010 a .047)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Monte Montgomery: Little Wing acoustic instrumental

Não vou dizer nada! A palavra ILUMINADO funciona muito bem para esse caso!
Assista, apesar de não ser DADGAD está aí. . .

segunda-feira, 13 de julho de 2009

JU BRAGANÇA (Dadgad)





A história desta paulistana com a música começou muito cedo. Aos sete anos Juliana Bragança já tocava na igreja Presbiteriana onde cresceu. Aos treze formou sua primeira banda e aos vinte já tinha virado Jú Bragança e trilhava os primeiros passos rumo ao profissionalismo.

Quem já ouviu Jú Bragança cantando canções de sua autoria e dedilhando seu violão comemora o fato dela ter desistido do piano ainda criança e ter se dedicado de corpo e alma ao instrumento. Jú toca intuitivamente, escuta, cria, arranja e compõe, em parceria com seu marido Jorge, canções que nascem de corações agradecidos pelas experiências diárias com o Pai.

Em 1999 conheceu a Igreja Batista de Água Branca (onde congrega até hoje) e lá encontrou a oportunidade perfeita pra desenvolver seu trabalho e ministério. Participou dos 3 primeiros CDs gravados pelo ministério de música da igreja, fez parceria com Luciano Manga (Vineyard / Rio) em seu Cd “Sol do Meio Dia” e, após vencer o 1º Festival de Música da JUBOESC, está prestes a realizar mais um sonho: gravar o seu primeiro CD.

“Na Dependência” mostrará uma cantora madura de voz firme e vigorosa que, ladeada por uma banda jovem e competente, desfilará canções influenciadas tanto pelo ritmo folk quanto por artistas que admira, entre eles: Vineyard, Bob Fitts, Paul Baloche, Jorge Camargo, Gerson Borges, Marisa Monte, Andy Mackee. Pra quem quiser se deliciar com o som de Jú Bragança e ouvir canções de seu próximo CD, ela será uma das atrações do 3º Sarau da Comuna e cantará no sábado, dia 25/07.



sábado, 11 de julho de 2009

Dadgad Angelo Guarino Milagre!

Na nossa vida, existem algumas situações e circunstâncias, que não temos como não reconhecê-las como catastróficas.
Especialmente quando essas situações paralisam-nos emocionalmente e ou até fisicamente. É certo que o homem, é o ser mais adaptável a situações limites existente na classe dos animais, obviamente que isso tem haver com a nossa capacidade de raciocínio, mas há os que diante de uma debilidade física, desmoronem e parem.
Não é o caso de Angelo Guarino, músico italiano espetacular pelo som e pela capacidade de superar a perda de 2 dedos da mão esquerda (mão do braço). Em 1998 Angelo sofreu um acidente que o deixou longe das 6 cordas por longos 7 anos, depois de um período dificil e de muito sofrimento, Angelo decidiu voltar a tocar, e incentivado por amigos, adaptou sua maneira de tocar a nova realidade.
Quem apenas ouve sem ver o vídeo não percebe nada, mas é impossível não se emocionar ao ver a execução de Guarino. Quem o assiste sai com a sensação de que o ser humano é capaz de superar situações inimagináves, e ser um milagre vivo.
Diante de uma situação dessas, é provavel que os hávidos por comparações esperem de alguém que tenha sido vítima de uma fatalidade como essa, uma execução mediana, ou meramente razoável, para esses, de antemão aviso, você se surpreenderá, Guarino extrapolou sua condição improvável e nos presentea com uma execução dificílima inclusive para músicos que não tem o problema físico que ele possue.


"Music has always been a place where anything is possible - a refuge, a magical world where anyone can go, all kinds of people can come together, and anything can happen. We are limited only by our imagination. I believe that what we do and learn inside the world of music can affect what goes on in the world in a big, positive way. music is so important - like food and water. There are so many possibilities, and many doors yet to opened. (Bill Frisell)"

Recordings with the D-A-D-G-A-D tuning

Para os estudiosos e pra galera que se interessa em saber um pouquinho mais sobre o Dadgad, posto aqui uma lista (grande) de gravações feitas com a afinação.

The famous DADGAD tuning is used by many Celtic-oriented guitarists and supports the keys of D, G and A. This tuning dates to the Sixties, and one of the first to use it was Davey Graham.

Por uma questão de espaço colocarei apenas 20 "song´s", mas indico aqui o link que pode ser visualizado no site de origem com milhares de gravações: www.torvund.net/guitar/index.php?page=tuning&tid=1

Recordings with the D-A-D-G-A-D tuning Artist Song Version
Will Ackerman Moment, The -
Will Ackerman Wondering Again -
Seth Austen Country Life -
Seth Austen Global Village -
Seth Austen Obtuse Angles -
Duck Baker Nottamun Town -
Duck Baker Salutation/In Bethlehem Town/Lullay, Lullay -
Duck Baker Searching For Lambs -
Steve Baughman DADGAD Bass Runs -
Steve Baughman DADGAD Blues -
Steve Baughman DADGAD Textural Riff #1 -
Steve Baughman DADGAD Textural Riff #2 -
Pierre Bensusan Agadiramadan -
Pierre Bensusan Alimatou -
Pierre Bensusan Around The Day In Eighty Worlds -
Pierre Bensusan Au Jardin D'amour -
Pierre Bensusan Awali -
Pierre Bensusan Bamboule -
Pierre Bensusan Clementine,Mandarine Et Reine Cl -
Pierre Bensusan Climats Doux Et Temperes -

Dadgad Davey Graham - Historicidade

Estou postando aqui um documentario sobre um músico, que talvez seja o primeiro musico a popularizar o Dadgad nos Estados Unidos, Davey Graham.

Trata-se de um documentários que aqui está dividido em 2 partes, feito pela BBC4



Dadgad Al Petteway

O guitarrista que vamos falar é ganhador de um Grammy em 2005, na categoria de Melhor Álbum POP Instrumental, já trabalhou com nomes como: Amy White, Tom Paxton, Jethro Burns, Jonathan Edwards, Cheryl Wheeler, Debi Smith, Bonnie Rideout, Maggie Sansone, e muitos outros.
Não! não, estamos falando de um novato, muito menos de um músico curioso que se utiliza do DADgad apenas como mais uma ferramenta de trabalho, estamos falando de um dos maiores nomes do DADgad do mundo, o grande músico, professor, compositor, arranjador, Al Petteway.
Petteway é um excelente músico americano muito conhecido por seu trabalho acústico fingerstyle, é dono de uma vasta discografia. Como professor escreveu muitos artigos, livros, e vídeos instrucionais sobre o DADGad, ganhou o prêmio Grammy em 2005 por "The Thornbirds"



Discografia:
1992: Whispering Stones (Maggie's Music)
1993: The Waters and the Wild (Maggie's Music)
1995: Midsummer Moon (Maggie's Music)
1996: A Scottish Christmas (Maggie's Music)
1997: Caledon Wood (Maggie's Music)
1999: Racing Hearts (Fairewood Records)
2001: Gratitude (Solid Air Records)
2003: Shades of Blue (Solid Air Records)
2003: A Midnight Clear (Dorian Records)
2004: Celtic, Blues and Beyond DVD, Book, Cd (Warner Bros./Solid Air Records)
2004: Acoustic Journey (Maggie's Music)
2005: Land of the Sky (Maggie's Music)
2006: Winter Tidings (Maggie's Music)
2008: Dream Guitars, Vol. I - The Golden Age of Lutherie (Dream Guitars, Inc.)


Al Petteway Instructional DVDs on Homespun Tapes:
Celtic Instrumentals For Fingerstyle Guitar Vol. I (DADGAD)Celtic Instrumentals For Fingerstyle Guitar Vol. II (Alternate Tunings)
Al Petteway Instructional DVD on Solid Air Records/Warner Bros:Celtic, Blues & BeyondDADGAD Guitar Solos (with Doug Smith & Lawrende Juber)Acoustic Blues Solos (with Kenny Sultan & Mike Dowling)
Al Petteway Music Folio and Instructional CDs from Solid Air Records/Alfred Publications:
Celtic, Blues & Beyond - Al PettewayAcoustic Blues Solos - Al Petteway, Kenny Sultan, Mike DowlingDADGAD Guitar Solos - Al Petteway, Doug Smith, Lawrence JuberPink Guitar - The Music of Henry Mancini
Al Petteway Music Books from Mel Bay Publications:
The Waters and The WildWhispering StonesMidsummer MoonCaledon WoodA Scottish Christmas for Guitar

Saiba mais sobre Al Petteway em:

http://www.alandamy.com/index.html
http://www.cdbaby.com/Artist/AlPetteway
http://dreamguitars.stores.yahoo.net/leed.html http://www.myspace.com/alpettewayamywhite

DADgad Don Ross

Don Ross é um guitarrista canadense, nascido nos anos 60 em Montreal, é dono de uma sonoridade perfeita, e musicalidade extrema.
Ross, reúne em sua técnica, pegada e precisão, além de juntar beleza, e delicadesa em linhas melodicas inteligentissimas.
São suas influências músicos como: Keith Jarret, Egberto Gismont, e Pat Matheny, admirador confesso de Michael Headges, Ross nunca negou sua principal influência, mas seu talento e personalidade não permitiram que se transformass num sózia musical Michael Headges.

Detentor de uma marca musical personalíssima muito forte, seu jeito de transpor à 6 cordas, a melodia, o ritmo e texturas maravilhosas, são inconfundíveis.

Posto aqui um vídeo maravilhoso de Ross - Elevation Music



Discografia:

1989: Bearing Straight, Duke Street Records
1990: Don Ross, Duke Street Records
1992: Three Hands, Duke Street Records
1995: This Dragon Won’t Sleep, Sony Canada
1996: Wintertide, Sony Canada
1997: Loaded, Leather, Moonroof, Sony Canada
1999: Passion Session, Narada Masters of Acoustic Guitar
2001: Huron Street, Narada Productions
2003: Robot Monster, Narada Productions
2005: Music for Vacuuming, CandyRat
2006: Live in Your Head, Goby Fish
2008: The Thing That Came From Somewhere, CandyRat, (Don Ross & Andy Mckee)
2009: Any Colour, Goby Fish
Saiba mais sobre Don Ross aqui:

Dadgad Justin King

Tenho encontrado coisas interessantes nessa minha pesquisa, entre muitas coisas que encontrei nas últimas semanas, uma me chamou atenção de maneira especial, é um músico chamado Justin King, ele é americano e tem uma maneira bastante peculiar de tocar, executa tudo muito rápido e pinçando as cordas, usando técnicas diferentes como slap´s e tapping´s.
Justin é de Eugene/Portland, Oregon Estados Unidos, é um musico excepcional, e artista da Sony BMG/Epic Records possui alguns trabalhos gravados.
Estou postando aqui no Dadgad Blog, 2 vídeos, o primeiro o Justin toca com um violão parecido com Alvarez (da marca Jean larrivée), e destrói tudo, no segundo ele toca num instrumento bastante inusitado um violão de 2 braços, e pra não fugir a regra ele incendeia, Observe que Justin ataca com muito groove, algo comum aos grooveiros, mas por vezes faltam com a melodia, enfim, vale a pena conferir,





Mais material sobre pode ser encontrado aqui;

Dadgad Irish Medley Del Puckett

Del Puckett, é um músico do estado de Novo Mexico nos Estados Unidos.
É um cristão fervoroso e reúne atributos que o fazem um músico muito talentoso, além de cantor, professor de música, e de ser um músico muito versátil, Puckett é ministro em sua igreja local, a Calvary Chapel de Albuquerque no Novo Mexico.
Em suas canções e possivel observar o bom gosto e extremo cuidado com a execução, posto aqui Puckett executando Irish Medley DADGAD, vale a pena conferir.




Mais informações sobre Del Puckett
www.myspace.com/delpuckett
www.youtube.com/user/delpuckett

sexta-feira, 10 de julho de 2009

DADgad O Genial Geraissati

Dia desses, recebi um e-mail dizendo que o blog estava muito "gringo", justifiquei ao colega dizendo que apesar do Dadgad ser uma afinação muito conhecida nos estados unidos e grande parte da europa, no Brasil existem poucos músicos que trabalham com a afinação.

Iniciei então uma pesquisa, e resolvi postar 2 vídeos de um excepcional músico brasileiro já citado aqui no DADGAD blog, que é nada menos que André Geraissati.

O primeiro video é da musica Duas Mãos, que como um mágico, resolve tirar de sua cartola algumas dezenas de truques numa peça belissima e pra lá de ritmica. Não se contenta em apenas executar de forma perfeita e cirurgicamente precisa, então ataca seu violão vigorosamente, usando tapping´s e costurando linhas maravilhosas à melodia.

O segundo video Fazenda 83 e Três Marias, André Geraissati toca melodias belissímas com lirismo que lhe é peculiar, e ar puramente brazuca, grande orgulho pra nós brasileiros termos um musico de tamanha qualidade.





DADgad Artie Traum "Halifaz"

Compositor e violonista acústico, o falecido e "genial" Artie Traum realiza "Halifax" em concerto no Teatro Fairfield. "Halifax" narra a história de acadianos sendo expulsos do Canadá em 1755 e como seu líder exilado Beausoleil resistiu. Mais sobre Artie pode ser encontrado no site em thememorial http://artietraum.com


DADgad All Ages

Algo que me deixa muito feliz é observar que em muitas partes do mundo, gente de todas as idades tem considerado uma maneira nova de tocar canções, e muitas dessas pessoas recorrem ao DADgad, aqui um exemplo desses pequenos prodígios.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

The Master - Michael Headges

Na história da música "recente", existem poucos músicos conseguiram feitos como os de Michael Headges. Ele criou um novo conceito de tocar violão, usando afinações alternativas, e ultrapassando todas as possíveis e inimagináveis barreiras da execução. Ele criou um jeito de executar que gosto de chamar de acoust‘ n roll, é a atitute rock na execução do instrumento acústico.

Michael Headges como o outro gênio das 6 cordas Jimi Hendrix (na minha singela opinião), criou uma nova categoria, uma nova abordagem ao instrumento. Além é claro, do fato de ter influenciado uma legião de músicos. Existem alguns malucos que tem coragem de fazer comparações com outros músicos mais novos, inclusive influenciados pelo próprio Michael Headges, para esses, gosto de lembrá-los que caras como o Michael Headges, Jimi Hendrix, são gênios por que criaram a categoria de música, que muita gente se especializou. . .

Conversa a parte, deixo-vos com um vídeo da fase mais punk-rock (rs) do Michael, é uma ignorância. . . Lembro-me de ficar procurando por um Cd do Michael Headges por 5 longos anos. . . no dia que levei o Cd pra casa, na primeira audição chorei ao ouvir Rickover's Dream.